Seguidores

sexta-feira, 3 de junho de 2011

FESTAS E DANÇAS POPULARES

Por Lili Rebuá

A questão da identidade do povo brasileiro está sempre presente nas discussões culturais. As pessoas de idade, estimuladas, lembram fatos interessantes, revelando um pouco mais quem somos. Café coado com garapa, vassoura de guanxuma para varrer o quintal, travesseiro de macela, visita regular a benzedeira, enfim, uma lista de conhecimentos próprios do povo. A dedicação de poucos e alguns artesanatos, mantém vivas as atividades populares.
As festas tradicionais e populares de Ubatuba podem ser vistas na ocasião dos festejos populares. Nestas oportunidades são apresentadas festas, danças e comidas típicas.


Festas populares: Festa do Divino e Festa de São Pedro Pescador e Feira das Nações.


FESTA DO DIVINO


A Festa do Divino Espírito Santo ou Festa de Pentecostes é realizada, representada por uma pomba, e possuidor de sete dons (Sabedoria, Entendimento, Ciência, Conselho, Fortaleza, Piedade e Temor de Deus). Daí a representação da pomba com sete fitas coloridas. A cor vermelha, predominante tanto nas flores como nos andores, representa a luz e amor, da qual o Divino é portador,
Trazida de Portugal pela rainha Isabel, nos fins do século XVII. A história conta que após um sonho onde Deus a mandava realizar tal festividade. A Festa do Divino, é uma das mais antigas tradições profano-religiosas do Brasil. Graças à nova mentalidade da igreja e ao esforço dos festeiros, a Folia do Divino é hoje das maiores festas religiosas de Ubatuba realizada todo mês de julho.


FESTA DE SÃO PEDRO PESCADOR




A festa de São Pedro acontece todo dia 29 de junho, com a grande participação da comunidade. Na procissão Marítima, os barcos saem inteiramente enfeitados, dando um colorido especial à festa.
A tradição foi iniciada desde 1923, aonde os pescadores vinham do alto mar com seus barcos lotados de tainhas. A reunião dos pescadores com o povo se davam na Barra dos Pescadores, distribuindo o peixe pescado, pois a maior intenção deles era homenagear o santo, através da fé.
Hoje, dentre a festividades ocorrem: corrida das canoas, realizada na praia do Cruzeiro, procissões terrestre e marítima, concurso da Rainha dos Pescadores, benção dos anzóis, missa campal e a grande queima de fogos.Sem contar ainda com a famosa tainha na brasa e outros pratos típicos da festa.


FEIRA DAS NAÇÕES




A Feira das Nações é sem dúvida um evento bem marcante em Ubatuba, incentivada por grande parte das instituições oficiais e entidades filantrópica, como a Casa Paroquial, Lar Vicentino, APAE e outros. As barracas são bem decoradas representando diversos países num festival gastronômico com seus pratos típicos. Lá você poderá experimentar a deliciosa “paella” espanhola, um autêntico espaguete italiano, uma legítima salsicha alemã, ou ainda uma apetitosa bacalhoada portuguesa. A feira também apresenta shows artísticos e folclóricos tornando o evento mais interessante. Ubatuba vem recebendo visitantes de toda parte, tornando as barracas bem concorridas. A renda é revertida para a comunidade carente do município. A Feira das Nações é realizada entre os meses de outubro e novembro na Av. Iperoig.

Eleonora Menicucci fala sobre os abusos contra os estudantes contrários a reforma do governo Temer



 "A luta dos estudantes mostra que a resistência democrática continua cada vez mais ativa. Mesmo após as eleições municipais, que representaram uma derrota de toda a esquerda, o governo de Michel Temer  está longe de ter o domínio da situação política,"diz Eleonora. "A luta continua,sempre."






Símbolo da resistência

Ana Júlia discursou na quarta-feira (26) na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná para defender a legitimidade das ocupações de escolas como forma de luta pela qualidade da educação pública.
Segundo a ombudsman da Folha, uma espécie de ouvidora que atua sob a perspectiva dos leitores do jornal, a cobertura da imprensa é tímida para a dimensão da luta dos estudantes contra a reforma do ensino médio (MP 746) e contra a PEC 55 (antiga PEC 241) que congela investimentos na educação por 20 anos.

Do Canal O Mundo segundo Ana Roxo


Explicações simples para assuntos complexos 

Juíza usa sua própria história para desmascarar as falácias da tão propalada meritocracia.


"Petistas"




Como se fosse necessário ser "Petista" pra ser contra o golpe!


A indignação de duas senhoras contra Temer, fragadas pelo autor do vídeo que foram tachadas de "petistas". 

_________________________________________________________________________


No debate que ocorreu em londres 

Otavio Frias, da Folha de São Paulo chama a jornalista inglesa Sue Branford de "Petista".

_________________________________________________________________________________

Em Washington, Aloisio Nunes chama de "petistas" as manifestantes contra o golpe.


"Não é pelo partido é pela democracia!" Respondeu uma das mulheres.
  


_________________________________________________________________________________


Manifestante dá cusparada em jovem e xinga grupo por "aparentarem ser petistas". 


Click na imagem para ver a reportagem completa do site Pragmatismo Politico

"Nunca me senti tão humilhado!"

_________________________________________________________________________


Ou você é coxinha ou é petralha!


"Não consigo conversar com amigos que odeiam o PT", desabafa Moura em vídeo.

Beautiful!! Muy Bueno! Very nice! Very cool ! Bravo. :)