Seguidores

terça-feira, 12 de setembro de 2023

---------------------------------------------------------------------------Pitadinhas poéticas de Ariano Suassuna



"A tarefa de viver é dura, mas fascinante." A.S.




"Ariano Vilar Suassuna foi escritor, dramaturgo e poeta, tendo ficado mais conhecido por sua produção em prosa, embora tenha se arriscado a escrever versos ao longo de sua vida. Um dos expoentes literários da cultura nordestina, Ariano rompeu fronteiras regionais e caiu nas graças do público brasileiro, que se rendeu à simpatia de dois de seus maiores personagens, João Grilo e Chicó, da peça teatral em forma de auto, Auto da Compadecida."

A produção de Ariano Suassuna, principalmente a teatral, tem como característica a presença do humor, muitas vezes atrelado à crítica social, e de elementos da cultura popular nordestina. Ele foi um dos fundadores do Movimento Armorial, que buscava criar a arte erudita por meio da cultura popular desenvolvida no Nordeste. Esse movimento, lançado em 1970, não se restringiu à literatura, mas incluiu também teatro, música, arquitetura, artes plásticas.


Além das influências da cultura popular nordestina em sua produção literária, Ariano Suassuna filiou-se à geração de 1945, também conhecida como terceira geração modernista. Essa vertente do modernismo surgiu em um contexto histórico que propiciou uma experiência literária voltada para a questão estética, já que, com o fim da Segunda Guerra Mundial e a queda de Getúlio Vargas do poder, pairou um clima de normalidade democrática, o que propiciou o olhar dos escritores para os aspectos formais e estéticos de suas obras, sobretudo no que se refere à pesquisa da própria linguagem literária. 


Assim, os autores da geração de 1945 secundarizaram as preocupações políticas, ideológicas e culturais que caracterizaram a geração de 1930 e enveredaram em direção à experimentação estética. Nesse sentido, Ariano Suassuna apropriou-se de estruturas da tradição literária, como os autos religiosos, e subverteu-lhes a forma, agregando ao tradicional elementos regionais da cultura nordestina.





"Terceira idade é para fruta: verde, madura e podre."

"Imaginem que tédio um lugar só com macho."

 "Dizem que tudo passa e o tempo duro tudo esfarela."

"Quem gosta de ler não morre só."

"A gente tem uma tendência para acreditar que não morre."

"O sonho é que leva a gente para a frente. Se a gente for seguir a razão, fica aquietado, acomodado."





Juíza usa sua própria história para desmascarar as falácias da tão propalada meritocracia.


Símbolo da resistência

Ana Júlia discursou na quarta-feira (26) na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná para defender a legitimidade das ocupações de escolas como forma de luta pela qualidade da educação pública.
Segundo a ombudsman da Folha, uma espécie de ouvidora que atua sob a perspectiva dos leitores do jornal, a cobertura da imprensa é tímida para a dimensão da luta dos estudantes contra a reforma do ensino médio (MP 746) e contra a PEC 55 (antiga PEC 241) que congela investimentos na educação por 20 anos.

Do Canal O Mundo segundo Ana Roxo


Explicações simples para assuntos complexos 

Beautiful!! Muy Bueno! Very nice! Very cool ! Bravo. :)