por Lili Rebuá
Fazenda fundada em 1991, pelo seu proprietário, o engenheiro agrônomo e florestal dinamarquês Hans Scaventus.
Tida como exemplo de desenvolvimento sustentado que a projetou para combinar progresso com preservação ambiental. A fazenda abriga um número incontável da fauna e flora da Mata Atlântica, como búfalos, marrecos, peixes, plantação de cacau, dendê, cravo, canela, palmito, essências florestais e outros.
Pesquisadores nacionais e internacionais vem demonstrando interesse na Fazenda Capricórnio, que vem atuando nas áreas de educação e ecoturismo, e recebendo estudantes, pesquisadores e turistas interessados em conhecer a mata Atlântica.
A Fazenda está localizada na Estrada do Taquaral e a acomodação é de 20 pessoas.
ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DO HORTO FLORESTAL
Originária do antigo núcleo colonial “Conde do Pinhal”, e do qual foi desmembrada, transformou-se em 1915 no Horto Agrário Tropical e, em 1931, na Estação Experimental de Banana. Mas só em 1935 é que se incorporou definitivamente ao Instituto Agronômico, como uma de suas unidades experimentais. A maior parte dos seus 425 hectares permanece como reserva florestal em áreas de topografia bastante acidentadas. Nas várzeas e nas encostas são desenvolvidos experimentos abrangendo culturas de cana-de-açúcar, cacau, palmito, seringueira, mandioca e especiarias.
PROJETO TAMAR
Programa Nacional de Proteção às Tartarugas Marinhas, foi especialmente criada para proteção, marcação e salvamento desses animais devolvendo-os ao seu habitat.Ubatuba foi escolhida por ser uma região de alimentação das tartarugas, que depois voltam ao norte para desovar. O Projeto Tamar também desenvolve atividades de Educação Ambiental nas escolas e programas de difusão científica.
NÚCLEO PICINGUABA

AQUÁRIO DE UBATUBA
O Aquário de Ubatuba possui 15 tanques com capacidade de 80 mil litros de água com mais de 80 espécies marinhos. É um local de visitação obrigatório para grupos de estudantes. A exposição da preservação da fauna marinha em diversas espécies de peixes, que vão geograficamente desde o Litoral Norte Paulista ao Oceano Pacífico, Índico e Costa Atlântica, a serem contemplada e estudada pelos seus visitantes. Há uma sala de projetos de preservação e pesquisa ambiental, além do anfiteatro com projeções de filmes ecológicos.