Seguidores

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Estações Ecológicas de Ubatuba


por Lili Rebuá


FUNDAÇÃO CAPRICÓRNIO

Fazenda fundada em 1991, pelo seu proprietário, o engenheiro agrônomo e florestal dinamarquês Hans Scaventus.
Tida como exemplo de desenvolvimento sustentado que a projetou para combinar progresso com preservação ambiental. A fazenda abriga um número incontável da fauna e flora da Mata Atlântica, como búfalos, marrecos, peixes, plantação de cacau, dendê, cravo, canela, palmito, essências florestais e outros.
 Pesquisadores nacionais e internacionais vem demonstrando interesse na Fazenda Capricórnio, que vem atuando nas áreas de educação e ecoturismo, e recebendo estudantes, pesquisadores e turistas interessados em conhecer a mata Atlântica.
A Fazenda está localizada na Estrada do Taquaral e a acomodação é de 20 pessoas.

ESTAÇÃO EXPERIMENTAL DO HORTO FLORESTAL

Originária do antigo núcleo colonial “Conde do Pinhal”, e do qual foi desmembrada, transformou-se em 1915 no Horto Agrário Tropical e, em 1931, na Estação Experimental de Banana. Mas só em 1935 é que se incorporou definitivamente ao Instituto Agronômico, como uma de suas unidades experimentais. A maior parte dos seus 425 hectares permanece como reserva florestal em áreas de topografia bastante acidentadas.        Nas várzeas e nas encostas são desenvolvidos experimentos abrangendo culturas de cana-de-açúcar, cacau, palmito, seringueira, mandioca e especiarias.


PROJETO TAMAR
Programa Nacional de Proteção às Tartarugas Marinhas, foi especialmente criada para proteção, marcação e salvamento desses animais devolvendo-os ao seu habitat.Ubatuba foi escolhida por ser uma região de alimentação das tartarugas, que depois voltam ao norte para desovar. O Projeto Tamar também desenvolve atividades de Educação Ambiental nas escolas e programas de difusão científica.

NÚCLEO PICINGUABA
O Núcleo Picinguaba possui área de oito mil hectares dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, onde são desenvolvidos programas de Educação Ambiental e pesquisa. Abriga o antigo núcleo dos pescadores artesanais e a região é tombada pelo Condephaat como área de preservação permanente. Criado pela Secretaria do Meio Ambiente, o núcleo possui um Centro de Apoio onde o visitante pode ficar hospedado em alojamento para 32 pessoas.



AQUÁRIO DE UBATUBA
O Aquário de Ubatuba possui 15 tanques com capacidade de 80 mil litros de água com mais de 80 espécies marinhos. É um local de visitação obrigatório para grupos de estudantes. A exposição da preservação da fauna marinha em diversas espécies de peixes, que vão geograficamente desde o Litoral Norte Paulista ao Oceano Pacífico, Índico e Costa Atlântica, a serem contemplada e estudada pelos seus visitantes. Há uma sala de projetos de preservação e pesquisa ambiental, além do anfiteatro com projeções de filmes ecológicos.

Juíza usa sua própria história para desmascarar as falácias da tão propalada meritocracia.


Símbolo da resistência

Ana Júlia discursou na quarta-feira (26) na tribuna da Assembleia Legislativa do Paraná para defender a legitimidade das ocupações de escolas como forma de luta pela qualidade da educação pública.
Segundo a ombudsman da Folha, uma espécie de ouvidora que atua sob a perspectiva dos leitores do jornal, a cobertura da imprensa é tímida para a dimensão da luta dos estudantes contra a reforma do ensino médio (MP 746) e contra a PEC 55 (antiga PEC 241) que congela investimentos na educação por 20 anos.

Do Canal O Mundo segundo Ana Roxo


Explicações simples para assuntos complexos 

Beautiful!! Muy Bueno! Very nice! Very cool ! Bravo. :)